Saiba como combater as bactérias dentro do banheiro e evitar riscos à saúde

O programa Bem Estar da TV Globo, forneceu dicas valiosas de limpeza do banheiro de casa para evitar a proliferação de bactérias nocivas a nossa saúde. Veja só as dicas!

Segundos os especialistas o infectologista Caio Rosenthal e a microbiologista Maria Tereza Destro, as bactérias não voam, não pulam nem andam – elas se espalham pela casa através dos animais domésticos, dos insetos e das mãos das pessoas. As mãos, aliás, são o principal veículo de transmissão e, por isso, é importante mantê-las limpas durante as atividades dentro de casa, como cozinhar, por exemplo. No entanto, não adianta lavar as mãos se outra superfície estiver suja porque, ao primeiro toque, as mãos já estarão contaminadas novamente.

No banheiro, as bactérias podem aparecer por causa do botão da descarga, como explicou o infectologista Caio Rosenthal. Segundo o médico, esse local pode estar habitado por bactérias que moram no intestino das pessoas e, para evitá-las, a principal dica é:

  • Dar descarga com a tampa fechada.
  • Afastar toalhas de banho e rosto da privada
  • Guardar as escovas de dente e o fio dental em locais protegidos

Ainda no banheiro, pode haver proliferação de bactérias da boca, mas, ao contrário das bactérias do intestino, elas não oferecem tanto perigo à saúde. Segundo os especialistas, ao beijar uma pessoa, por exemplo, ninguém se prejudica, o que comprova o baixo risco. Embora menos perigosas, essas bactérias podem afetar pessoas que têm a imunidade reduzida e, por isso, também é importante controlá-las e manter a higiene do banheiro, especialmente na pia.

Os especialistas falaram também sobre os produtos que matam as bactérias, como água sanitária e água fervente. Produtos multiuso de limpeza, sabão em pó, saponáceo, detergente e desengordurante, por exemplo, só são eficientes contra as bactérias se houver no rótulo a presença de substâncias como:

  • Quaternário de amônio,
  • Cloro,
  • Formol
  • Álcool com concentração igual ou superior a 70%.

Além disso, a microbiologista Maria Teresa Destro alertou que é importante respeitar a quantidade indicada no rótulo – se colocar pouco, pode anular a ação bactericida; se puser demais, pode dar reação alérgica respiratória ou na pele.

Fique atento à dica e tenha um banheiro saudável.

Sobre a Ideia Glass

A Ideia Glass está presente no mercado de kits e ferragens para boxes e oferece kits que valorizam todos os ambientes por sua beleza e elegância. Suas soluções em produtos têm forte apelo decorativo, modernizando espaços diversos que requerem beleza e sofisticação. Inovando em materiais e em design, a Ideia Glass conquista cada vez mais consumidores pelo respeito, seriedade e compromisso com que atua em seu segmento. Para mais informações sobre a empresa, acesse o site www.ideiaglass.com.br ou ligue para o SAC (11) 3016-9300