Como montar um plano de negócios antes de inaugurar a sua vidraçaria?

Poucos profissionais da área se preparam adequadamente para abrir uma vidraçaria. Na maioria dos casos, o negócio surge a partir de uma oportunidade de mercado e quando a pessoa se dá conta já está com as portas abertas e recebendo clientes. Todavia, este tipo de atitude pode até funcionar em um primeiro momento, mas não é eficaz quando pensamos em um longo prazo. Ter um plano de negócios antes de inaugurar sua vidraçaria faz total diferença.

Primeiramente, você deve saber que mesmo que tenha experiência na área, conheça a região de trabalho e tenha plena convicção do sucesso, ter um plano de negócios para vidraçaria é essencial em um mercado tão competitivo. Isso acontece porque um PN gera uma visão mais clara de ameaças e oportunidades, ou seja, esclarece muitas dúvidas sobre quais as melhores formas de investimento, o que deve ser evitado e por aí vai.

Pontos fortes e pontos fracos do seu negócio e dos principais concorrentes, características da economia macro e outros detalhes fazem a diferença neste momento e devem ser contemplados em um plano de negócios. Quer saber mais? Veja a seguir como montar um plano adequado ao seu modelo:

1 – Avalie o seu negócio: faça um levantamento prévio do seu mercado, clientela, estimativa de faturamento, investimento necessário, custo operacional. Considere o que irá investir X o retorno esperado.

2 – Metas alcançáveis: ao traçar as metas em seu plano de negócio para vidraçaria, estabeleça metas aceitáveis, que você possa alcançar. Objetivos muito fantasiosos e distantes da realidade dificilmente serão alcançados e podem gerar grande frustração. Neste momento também é importante ter paciência e respeitar o próprio planejamento.

3 – Documente tudo: coloque no papel todos os fatores envolvidos no plano de negócios, como investimentos, equipamentos que possui, preço de locação de espaço, custos com divulgação previstos, etc. Você pode seguir a seguinte estrutura:

  • Fins: objetivos e metas.
  • Meios: programas, procedimentos, políticas e práticas que visam alcançar metas e objetivos.
  • Recursos: considere 100% dos aspectos financeiros, humanos, físicos e materiais que tem em mãos, assim como os recursos devem ser gerados em um determinado período e como estes devem ser obtidos.

Após este momento inicial, siga seu plano de negócios para vidraçaria considerando objetivos básicos e estratégicos, estratégias organizacionais, gerenciais e de marketing.

Sobre a Ideia Glass

A Ideia Glass está presente no mercado de kits e ferragens para boxes e oferece kits que valorizam todos os ambientes por sua beleza e elegância. Suas soluções em produtos têm forte apelo decorativo, modernizando espaços diversos que requerem beleza e sofisticação. Inovando em materiais e em design, a Ideia Glass conquista cada vez mais consumidores pelo respeito, seriedade e compromisso com que atua em seu segmento. Para mais informações sobre a empresa, acesse o site www.ideiaglass.com.br ou ligue para o SAC (11) 3016-9300